domingo, 28 de março de 2010

A Filosofia do Espiritismo

Adentramos, aqui, um pouco em outra vertente do espiritismo: a filosofia espírita.

Primeiramente, o Espiritismo é a filosofia dos Espíritos, daquelas Entidades que assumiram a responsabilidade maior de transmitir ao mundo dos encarnados a Teoria Filosófica Universal, que é em essência a Filosofia do Amor e da Razão, capaz de elevar os habitantes da Terra a níveis maiores de conscientização espiritual. O Espiritismo ensina, assim, conforme ensinado pelos Espíritos e exemplificado por Kardec, a utilizar a razão e a lógica para responder muitas questões existentes em relação à vida humana: a origem e destino do ser humano; a relação homem e outros seres vivos; a possibilidade de evolução espiritual individual; a existência de Deus; entre outras.

Em O livro dos Espíritos, Kardec resume a idéia de Doutrina dos Espíritos: “Os Espíritos anunciam que os tempos marcados pela Providência, para uma manifestação universal, são chegados, e que, sendo os ministros de Deus e os agentes de sua vontade, sua missão é instruir e esclarecer os homens...”. Além disso, neste mesmo livro, o codificador esclarece a base da filosofia espírita: “Este livro... Foi escrito por ordem e sob o ditado dos Espíritos superiores para estabelecer os fundamentos de uma filosofia racional, livre de preconceitos do espírito de sistema”. Vale ressaltar que esse livro foi o marco inicial do espiritismo, sendo a origem dos demais livros da codificação.

Todavia, há um motivo para que o espiritismo apresente sua parte filosófica. Assumindo que tudo que o espiritismo traz é universal, podemos concluir que há dentro de cada ser humano uma filosofia própria, ou seja, uma parcela dos aspectos emocionais, espirituais, físicos e mentais tem necessidade de ser direcionado por algo, o que pode ser chamado de filosofia de vida. Dessa forma, cada ser humano apresenta um modo particular de viver, uma vez que é um indivíduo consciente. Como Deus é também Filosofia, o próprio Universo apresenta um modo particular de viver, o que pode ser chamado de Filosofia Universal, regida pelo Amor e pela Razão.

O que a filosofia espírita busca, assim, é trazer ao ser humano a Filosofia Universal, aproximando o modo de vida individual ao modo de Vida do Universo. Em resumo, é o convite do Mundo Maior para que vivamos de acordo com os princípios do Amor e da Razão, que regem todo e qualquer ser vivo e não vivo, abandonando nossos interesses particulares. Desta forma, assemelha-se aos postulados socráticos e crísticos, não sendo senão um modelo mais detalhado da filosofia de Sócrates e, principalmente, de Jesus Cristo.

Por fim, com a parte filosófica do espiritismo, que orbita sobre a máxima de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, como Eu os Amei”, temos a teoria sobre como devemos agir e o caminho íntimo pelo qual devemos percorrer se desejamos realmente ampliar nossa capacidade para além de nossa ignorância e maldade.

Fontes:
- O livro dos espíritos (Prolegômenos)
- O Evangelho Segundo o Espiritismo (Introdução, item IV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário