domingo, 29 de março de 2009

Comentarários- Oração de Francisco de Assis

Muito me impressiona esta oração, de estrutura simples e fácil, mas com profundo conhecimento moral e espiritual.
Francisco de Assis, com sua oração, evidencia toda a sua disponibilidade ao Senhor, a sua entrega total ao Pai e abdicação de si mesmo.
Como disse Jesus: "Não é possivél servir a Deus e a Mamon", não é possível agir desta forma perante Deus sem desejar "morrer", perder o ego, se livrar de si mesmo, ser deus. Francisco de Assis não é mais Francisco de Assis. O homem italiano já não mais vive por si, mas por Deus, o que significa não ser mais do ego, ser servo de Jesus.
Esta oração, para mim, supera a humanidade, está níveis acima da Terra. Muitas vezes ainda penso que não sou digno de orá-la pois quem sou eu para servir ao Cristo desta forma. Ou então, que estaria sendo arrogante em pensar em servir, com toda a esfera negativa que possuo.
Mas não, Jesus mesmo nos ensinou; " Vós sois deuses". Não seremos iguais a Deus, mas ser deus é ser Francisco de Assis, entregar-se ao Pai, findar com o ego e auxiliar aos Irmãos de jornada.

Oração de Francisco de Assis

Senhor
Faze de mim um instrumento de tua paz,
Onde hourver ódio, faze que eu leve o amor,
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre.
Faze que eu procure mais
consolar, que ser consolado,
compreender que ser compreendido,
amar que ser amado...
pois:
é dando que se recebe.
é perdoando que se é perdoado.
e é morrendo que se vive para a Vida Eterna.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Do amor terreno

Linda morena, cujos traços relembram Eva;
Oh! bela menina, juvenil e sadia;
Não te deixes levar nos caminhos,
Cujas dificuldades se assolam;
A beleza, para eles, de nada ajuda;
Não sejamos capturados pela rede escura;
Escuridão de nossas vilesas;

Linda morena, de mais valia te chamo de amiga;
Irmã, certamente, se um dia te reencontrar;
Se Deus assim permitir;
Que seja em Luz, sobre Luz e para a Luz;

De qualquer forma, é enorme a alegria;
Em te ver, minha querida;
Em teu rosto repousar minhas mãos;
Em tua pele sentir teu Coração;
E olhar nos teus olhos e dizer:
Senhor, como é bom Amar!

domingo, 1 de março de 2009

A poesia aos meus sentimentos

Não há poesia, senão aquela que existe em cada ser;
Como a impressão digital, única e própria;
O poema é um, único.

Ele brota do Coração em mim;
Mas brotará, talvez, da mente ou dos sentidos;
Naquele que ao meu lado respira.

Não sou um poeta, mas o poema vive em mim;
Ele é o próprio ser que vive, nas suas disposições;
Essência, sem preconceitos egóicos.

Deus criou infinitos Filhos;
Cada um idêntico na origem, mas de personalidade única;
Por quê o poema deve ser padronizado?

Sim, ele é o que se cria, em você;
Não errado, não certo aos meus olhos, mas seu;
De sua Essência e Brilho, Filho de Deus.

A matéria e o Espírito

A matéria brota;
O Espírito Emana...

A matéria morre;
O Espírito Nasce...

A matéria obedece;
O Espírito Vive...

A matéria se transforma;
O Espírito se Aperfeiçoa...

A matéria sofre;
O Espírito Rejubila...

A matéria tem sensação;
O Espírito tem Sentimento...

A matéria é rastejante;
O Espírito é Ascencionavél...

A matéria é espelho;
O Espírito é Luz...

A matéria é intelectual instintiva;
O Espírito é Razão Divina!