sábado, 4 de abril de 2009

Comentários - Francisco de Assis

Muito me impressiona esta oração, de estrutura simples e fácil, mas com profundo conhecimento moral e espiritual.

Francisco de Assis, com sua oração, evidencia toda a sua disponibilidade ao Senhor, a sua entrega total ao Pai e abdicação de si mesmo.

Como disse Jesus: "Não é possível servir a Deus e a Mamon", não é possível agir desta forma perante Deus sem desejar-se "morrer", perder o ego, se livrar de si mesmo, ser deus. Francisco de Assis não é mais Francisco de Assis. O homem italiano já não mais vive por si, mas por Deus, o que significa não ser mais do ego, ser servo de Jesus.

A oração, para mim, supera a humanidade e está níveis acima da Terra. Muitas vezes ainda penso que não sou digno de orá-la, pois quem sou eu para servir ao Cristo desta forma. Ou então, que estaria sendo arrogante em pensar em servir, com toda a esfera negativa que possuo.

Mas não, Jesus mesmo nos ensinou: "Vós sois deuses". Não seremos iguais a Deus, mas ser deus é ser Francisco de Assis, entregar-se ao Pai, findar com o ego e auxiliar os Irmãos de jornada.


Sugestão de leitura: "O Evangelho Segundo o Espiritismo" Cap. XVI

Um comentário:

  1. Gu adoro esse texto, nao canso de ler. Esse e o poema do amigo...:)!

    Jaci.

    ResponderExcluir